28 SET 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
TRABALHO E RENDA
Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda empossa novo presidente para biênio 2023-2025
O mandato será pelos próximos dois anos. Ele foi eleito, por aclamação, no final do mês de agosto

Em solenidade na manhã desta quarta-feira (27/9), Gelson Alves da Silva tomou posse como novo presidente municipal de do Conselho de Trabalho, Emprego e Renda. Ele ficará no posto durante o biênio 2023-2025 e terá Paulo Henrique, da CUT, como vice.

A secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar desejou sorte e prosperidade ao novo presidente. “Esperamos que o conselho seja sempre participativo e nos auxilie nas decisões. Desde que a atual gestão assumiu, todos os custos das pastas do Trabalho e Geração de Renda e a Economia Solidária foi totalmente da Prefeitura, cerca de R$ 1,7 milhão. Boa sorte!”

Daniela ressalvou, também que “nos próximos anos esperamos que tudo caminhe num sentido de continuidade, com novas parcerias, para que possamos dar respostas mais efetivas à sociedade”. “Seja por meio de cursos mais robustos, capacitações diversas, cooperação de empresas quanto à oferta de empregos, o importante é termos este compromisso com as pessoas, seja na qualificação ou como um canal com o emprego formal, que tantas pessoas desejam”, disse.

Para a subsecretária de Trabalho e Geração de Renda, Mara de Castro, que presidiu o conselho nos últimos dois anos, o novo presidente vai encontrar um ambiente propício ao diálogo, às boas práticas e à continuidade. “Fico feliz com a chegada do Gelson e do Paulo, representantes da classe trabalhadora, que poderão dar sequência às conversas, tanto com os governos estadual e federal, como também com a iniciativa privada”, destacou.

Presidente do Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Ceter/MG), Alvimar Silveira de Paiva, ressaltou que “Gelson vai saber representar o Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda”. “Tanto ele quanto o Paulo são pessoas dignas, trabalhadoras e que sempre visam o bem-estar do trabalhador”.

Gelson Alves agradeceu às palavras, elogiou o trabalho anterior e adiantou que “devido aos conselheiros municipais também serem estaduais, isso facilita a interlocução”. Para ele, ser presidente será somente uma formalidade, já que “sempre trabalhamos de forma coletiva no movimento sindical e o trabalho continuará nesse sentido”. “Nós temos um objetivo claro, que é a defesa e o interesse da classe trabalhadora. Para isso é preciso dialogar, não só entre nós, mas com os governos, seja municipal, estadual ou federal e, ainda, com representante dos empresários”, falou. “É fundamental, para podermos avançar, que dialoguemos, que consigamos alternativas não só para quem trabalha – e que precisa trabalhar satisfeito -, como para quem emprega”.

Por fim, Gelson agradeceu a confiança e afirmou que “temos que dialogar, apresentar projetos via município para trazer recursos para a cidade”. “Contagem tem uma origem operária e tem passado por várias transformações. Para isso é preciso não somente ficarmos atentos às ofertas do mercado, como qualificar e formar trabalhadores para que preencham estas oportunidades, ajudando a sermos uma cidade mais feliz e mais justa”.

Galeria de fotos: Ronnie Von/PMC

Autor: João Cavalcanti